segunda-feira, 26 de março de 2012

A maternidade

Ser mãe não estava nos meus planos, até meus 33 anos, quando o chamado "relógio biológico" começou a "soar" fortemente nos meus ouvidos. Antes disso, pensava que minha liberdade "suadamente" adquirida, seria exterminada com a chegada de uma criança na minha vida. Sem falar na bagunça que a gestação faria no meu corpo, que eu mantinha como maior troféu de vaidade.
Ficar grávida é uma decisão séria, apesar de vermos por aí, muitas mulheres engravidando à esmo, como quem decide que é hora de ter um "bichinho" em casa. Forte, mas, é verdade! Tem quem trate seus filhos como animais de estimação!
Uma vez li que as grávidas ficam, durante os 9 meses, em estado de TPM. Tenho que concordar, pois nossa alteração de humor fica explicita, o que nos leva à raiva e tristeza com muita facilidade. É o psicológico reagindo à tantas mudanças. Eu chorava se alguém falasse ríspido comigo, se assistia filme triste, se chovia, se fazia sol!rs Em alguns dias me olhava no espelho e me achava maravilhosa, com minhas formas mais arredondas e aquele cabelo brilhante (um dos "presentes" dos hormônios da gravidez é deixar os cabelos sedosos e brilhantes!). Em outros dias me achava horrível, inchada, onde nenhuma roupa ficava bem e com aquele nariz "deformado". Nem eu mesmo me aguentava com tanta alteração!rs
Eu era vaidosa, muuuuuiiiito vaidosa e até os 4 meses de gestação, queria logo que a barriga ficasse enorme, pq detestava aquela barriguinha dos 3 primeiros meses, onde a gente não se sente 100% grávida e sim "bagulhada"!kkkkk Foi tortura para mim abdicar dos amados saltos altos, para dar lugar às rasteirinhas e sapatilhas. Isso me fazia sentir mais horrível ainda!
Mas, quando estava à sós com minha barriga, esquecia todas as besteiras e me sentia plenamente feliz! Dentro de mim crescia um novo ser, um pedaço de mim e não havia problema algum que eu deixasse interiorizar, para não criar um bebê estressado. Confesso, que isso muitas vezes era muito difícil, porque as grávidas ficam mesmo "à flor da pele" e só muita paciência e sabedoria, para administrar esse "filtro" de emoções.
Li muitos depoimentos em revistas, onde mulheres falavam que se sentiam mais "gostosas" e o sexo com o parceiro tinha ficado melhor. Nem sempre é assim...o que existe muito são homens que evitam suas mulheres grávidas por pura falta de informação, pois, pensam que o sexo na gravidez pode "incomodar" o bebê e assim, asa mulheres se sentem rejeitadas em "último grau". Quanta bobagem...os próprios médicos aconselham a prática, como um exercício pélvico e de amor para com a gestante, claro que com cuidado. Você não pode querer fazer o "coqueirinho flutuante", carregando um feto no ventre,né? Peloamor!!!!kkkk Mas...cada caso é um caso, e cada casal é um casal,certo? ;-) 
O importante é querer estar bem, mesmo que ninguém mais se importe. Talvez as coisas não estejam acontecendo como você planejou, mas, seu bebê não tem culpa disso. Desde a sua fecundação, você é responsável pelo bem estar dessa criança, então, trate de "driblar" os problemas com sabedoria e paciência em nome desse amor que você já sente por este "serzinho". Nada mais triste do que uma gravidez conturbada e solitária, eu sei...Porém, pior é seu filho absorver todas essas angústias. A gestante precisa se cercar de cuidados e muito amor, para poder transmitir isso ao seu bebê,gente! Muitos dias ruins virão, alguns com enjoos, outros com falta de ar, outros com mal humor repentino, mas, é tudo passageiro e faz parte de todo esse processo de formação de uma outra vida.
Não é à toa, que as mulheres foram escolhidas para gerar o filho. Quem mais tem tanta capacidade de amar, do que a mulher? Quem mais consegue abrir mão de seus sonhos em prol de um amor? 
Dentro de minhas limitações, fui uma grávida feliz porque procurei me cercar por pessoas que me amavam e aprendi a compartilhar com meu filho, desde "embrião" a minha felicidade de ter sido escolhida para ser mãe.
Dedico este texto à todas as mulheres que tiveram a coragem de largar a comodidade e a vaidade de suas vidas, para trazer ao mundo um novo ser, uma nova maneira de ser feliz. ;-)

Um comentário: