domingo, 21 de março de 2010

Afinal, o que é ser chique??

Passei minha adolescência em um colégio burguês, onde ser uma garota chique, era andar "de marca" da cabeça aos pés (literalmente!). Não importava se da sua boca saiam os maoires palavrões ou se vc comia como um pedreiro (não desmerecendo a classe, por favor!); bastava estar com o jeans da moda e o tênis tão caro qto. a mensalidade do colégio, que vc já estava na lista das glamourosas (termo que, naquela época, nada tinham a ver c/ as "piriguetes de hoje!rs).
Nossa, como eu sofria! Comprava o xampu da boutique, mesmo sabendo que ele deixava meu cabelo um "bagaço", pagava em um jeans o equivalente à 5 vestidos que me deixariam mais confortável e feminina, e usava o mesmo perfume das minhas dezenas de amigas (mesmo já enjoada de sentir o mesmo cheiro por todo lugar que andava), só para fazer parte da "thurma"! Isso era ser uma adolescente chique!
Já adulta, abomino toda essa trajetória "pseudo-auto-afirmante", não só porque mudei de valores, mas, também, porque questiono muito mais o termo "chique".
Quem nunca viu uma pessoa de vida humilde, vestida com roupas simples, mas, dona de uma postura elegante, traços finos, modos delicados, que parece fazer parte da nobreza? E quem nunca viu um "ser" da alta sociedade, com hábitos e até trejeitos de um mendigo???
Então...é pura "lenda" a associação de "chiqueza" com  posição social!
Para mim, mulher chique é aquela que tem boa entonação de voz, senta-se com recato, ignora a vida alheia e sabe usar a roupa que lhe favorece, sem chamar a atenção. Aquela que sabe a hora de falar e a hora de calar.
Homem chique é aquele que ainda usa de cavalheirismo, seja pra abrir a porta do Mercedes ou dar passagem para ela subir no ônibus. É aquele que, usa a roupa velha, mas, sempre limpa e bem passada. Aquele que não entende só de futebol, mas, de leitura, música e por que não de mulheres?
Não aceito quem culpa a "desigualdade social" como causadora de tanta "desordem cultural",não! Se fosse por isso, não teríamos "playboys" que mal sabem escrever e miseráveis que se tornam doutores,certo?
Daí concluí: ser chique é ter educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário