quarta-feira, 21 de abril de 2010

A eterna Bonequinha de luxo

Bem, quem me conhece sabe que eu adoro filmes antigos,né? E seria impossível não ficar tentada a fazer uma homenagem à minha "musa" Audrey Hepburn, que eu acho que é umas das mulheres mais glamourosas que já passaram por Hollywood.
Para quem não conhece, aqui vai um pouco da vida dessa mulher notável!

Nascida Audrey Kathleen Ruston na capital belga, era a única filha de Joseph Anthony Ruston (um banqueiro britânico-irlandês) e Ella van Heemstra (uma baronesa neerlandesa descendente de reis ingleses e franceses). Seu pai anexou o sobrenome Hepburn, e Audrey se tornou Audrey Hepburn-Ruston.

Audrey foi considerada, a príncípio, uma garota "alta, ossuda, de pés excessivamente grandes para se tornar uma estrela". Mas Audrey, mesmo vivendo na época em que as baixinhas, de curvas generosas, pés miúdos e olhos claros imperavam, soube usar os seus "defeitos" como seus dons e conquistar o mundo com seu lindo rosto, sua elegância e seus profundos olhos castanhos. Segundo o estilista Givenchy, que era incumbido de vesti-la, Audrey era um ideal de elegância e uma inspiração para o trabalho dele.

Audrey sempre será lembrada pelos filmes My Fair Lady (1963 - Minha Bela Dama) e Breakfast at Tiffany's (1961 - Bonequinha de luxo no Brasil, Boneca de luxo em Portugal) como "Holly Golightly", uma prostituta de luxo que sonhava em se casar com um milionário, papel totalmente oposto ao pelo qual ela foi premiada com o Oscar de 1954, em que vivia "Ann", uma princesa que fugindo de seus deveres reais, se apaixona por um jornalista interpretado por Gregory Peck, em A princesa e o plebeu (Roman Holiday, 1953).

Audrey começou a atuar em 1948, mas, para mim, os filmes que mais destacaram seu talento, foram os seguintes:

1953 - A princesa e o plebeu
• 1954 - Sabrina
• 1956 - Guerra e paz
• 1957 - Cinderela em Paris
• 1957 - Amor na Tarde
• 1959 - A flor que não morreu
• 1959 - Uma cruz à beira do abismo
• 1960 - O passado não perdoa
• 1961 - Breakfast at Tiffany's (Bonequinha de luxo no Brasil)
• 1961 - Infâmia
• 1963 - Charada
• 1964 - Quando Paris alucina
• 1964 - Minha bela dama
• 1966 - Como roubar um milhão de dólares
• 1967 - Um caminho para dois
• 1967 - Um clarão nas trevas
• 1976 - Robin e Marian
• 1979 - A herdeira
• 1981 - Muito sorriso e muita alegria
• 1989 - Além da eternidade

A diva da ópera Maria Callas adorava o visual de Hepburn e adotou-o para si mesma na década de 1950.

Em 1967 declarou que iria abandonar o cinema, porém voltou a atuar 9 depois. Ao final de sua vida, nomeada embaixadora da UNICEF, trabalhou incansavelmente como voluntária para causas infantis. Hepburn falava francês, italiano, inglês, neerlandês e espanhol. No filme Bonequinha de Luxo, ela é mostrada tentando aprender português, e reclama do grande número de verbos irregulares. Ela diz: "A very complicated language, four thousand of irregular verbs", depois disso, tenta dizer "Eu acho que você está gostando do açougueiro".

Além de um rosto bonito, Audrey era uma mulher humilde, gentil e charmosa, que preferia cuidar dos outros a seu redor do que de si mesma. É considerada a eterna "bonequinha de luxo". Faleceu aos 63 anos, de câncer de cólon. Mas, para mim, foi eternizada em sua obra.



Um comentário:

  1. oi Helaine..tudo joia. Te achei la pela comunidade do blog no blogger. Eu tbem sou admiradora de Audrey..mas nunca assisti um filme dela..acredita?. Eu queria mesmo conhece-los, mas por ser antigos, aonde eu deveria busca-los, vc me daria esta dica. Olha me tornei sua seguidora..ok..bjos...VAmos trocando figurinhas.

    ResponderExcluir